terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MANUTENÇÃO PROGRAMADA EVITA PERIGOS


INFORMATIVO:
MANUTENÇÃO EM CONDOMÍNIOS

Infelizmente em Salvador observamos que ainda existem condomínios que não aplicam as técnicas de elaboração de planilhas para o cronograma de manutenção programada. Em virtude da grande necessidade existente em se extinguir por completo os danos causados por essa prática, que normalmente compromete o bom andamento da administração do condomínio, além disso, prejudicam de forma extrema os condôminos, que são os mantedores financeiros da instituição, nossa empresa se dispôs em ajudar a reduzir essa incidência por elaborar esse informativo. 

Esperamos de alguma maneira estar contribuindo para melhorar o funcionamento coordenado dos condomínios em nossa cidade.

Para determinar se uma manutenção preventiva é realmente necessária, precisamos saber que equipamentos são mais importantes no condomínio. Seria prudente se uma boa equipe de planejamento se reunisse e realizasse um levantamento de todos os equipamentos existentes, procurando responder algumas perguntas: 

1º) Este equipamento é muito caro? 

2º) A falha deste equipamento afetaria o bom desempenho em outras atividades no condomínio? 

3º) A falha deste equipamento pode causar prejuízos à saúde, ao meio ambiente ou a segurança de pessoas? 

4º) Existe algum monitoramento no equipamento que indique se este está prestes a quebrar? Através de instrumentação localizada ou não, se há rotina de inspeção diária de um operador para verificação do equipamento quanto a operações normais. 

5º) Existe um controle de taxas de falha que mostre que o equipamento é confiável o suficiente a ponto de espaçar ou até extinguir as manutenções? 

6º) Existe redundância deste equipamento? Ou seja, existe outro que faça a mesma função?

7º) Quanto tempo o equipamento pode ficar parado sem causar impacto aos moradores? 

8º) Qual o tempo necessário para substituir ou reparar o equipamento?

Com a elaboração da lista com todos os equipamentos, e a discriminação por importância de cada um, deverá pontuar tudo isto de forma organizada, elaborando o que chamamos de check list, normalmente a check list é averiguada por um funcionário do condomínio, pode ser o zelador, ou em alguns casos profissionais mais habilitados, contratados em empresas de manutenção predial, inclusive por meio dessa averiguação dá até para dizer quais os equipamentos são os mais críticos. Para estes, a manutenção não pode atrasar ou em caso de corretiva, esta deve ser realizada o mais rápido possível. 




REALIZA MANUTENÇÃO E REFORMA


Criando Soluções!

(71)4101-3328