INFORMATIVO:
MANUTENÇÃO EM CONDOMÍNIOS
Infelizmente
em Salvador observamos que ainda existem condomínios que não aplicam as
técnicas de elaboração de planilhas para o cronograma de manutenção programada.
Em virtude da grande necessidade existente em se extinguir por completo os
danos causados por essa prática, que normalmente compromete o bom andamento da
administração do condomínio, além disso, prejudicam de forma extrema os
condôminos, que são os mantedores financeiros da instituição, nossa empresa se
dispôs em ajudar a reduzir essa incidência por elaborar esse informativo.
Esperamos
de alguma maneira estar contribuindo para melhorar o funcionamento coordenado
dos condomínios em nossa cidade.
Para determinar se uma manutenção
preventiva é realmente necessária, precisamos saber que equipamentos são mais
importantes no condomínio. Seria prudente se uma boa equipe de planejamento se
reunisse e realizasse um levantamento de todos os equipamentos existentes,
procurando responder algumas perguntas:
1º) Este equipamento é muito
caro?
2º) A falha deste equipamento
afetaria o bom desempenho em outras atividades no condomínio?
3º) A falha deste
equipamento pode causar prejuízos à saúde, ao meio ambiente ou a segurança de
pessoas?
4º) Existe algum
monitoramento no equipamento que indique se este está prestes a quebrar?
Através de instrumentação localizada ou não, se há rotina de inspeção diária de
um operador para verificação do equipamento quanto a operações normais.
5º) Existe um controle de
taxas de falha que mostre que o equipamento é confiável o suficiente a ponto de
espaçar ou até extinguir as manutenções?
6º) Existe redundância deste
equipamento? Ou seja, existe outro que faça a mesma função?
7º) Quanto tempo o
equipamento pode ficar parado sem causar impacto aos moradores?
8º) Qual o tempo necessário
para substituir ou reparar o equipamento?
Com a elaboração da lista com
todos os equipamentos, e a discriminação por importância de cada um, deverá pontuar
tudo isto de forma organizada, elaborando o que chamamos de check list,
normalmente a check list é averiguada por um funcionário do condomínio, pode
ser o zelador, ou em alguns casos profissionais mais habilitados, contratados
em empresas de manutenção predial, inclusive por meio dessa averiguação dá até
para dizer quais os equipamentos são os mais críticos. Para estes, a manutenção
não pode atrasar ou em caso de corretiva, esta deve ser realizada o mais rápido
possível.
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